De uns anos para cá, tenho visto muitas empresas procurando designers que precisam entender de todas as ferramentas gráficas, fazer animação, programar em action Script, saber php, asp, joomla, tableless, css, java script, e se souber 3d seria um grande diferencial.
Ok, isso é o sonho para qualquer empresa contratar um funcionário com tantas habilidades, mas será que o investimento é correto?
Eu sempre penso "cada macaco no seu galho". Misturar pessoas com conhecimentos diferenciados e ser um multi-tarefa, nem sempre é a solução mais criativa para sua agência ou para o cliente. As vezes por questões financeiras eles acabam contratando uma pessoa ao invés de 2 ou 3 para economizar no orçamento da empresa, porém mais para frente vão ver que investir em pessoas com habilidades diferentes vai trazer um retorno maior e atingir o resultado maior a longo prazo.
Digamos que o Designer é uma pessoa que pensa com lado direito do cérebro, ele tem o emocional mais aguçado, a intuição fala mais alta, ele tem bom senso estético, tem que saber sobre cores, tipologias, tem q pesquisar sobre as tendências, ver muitos sites, estar sempre lendo sobre novas ferramentas, sobre linguagens do design, entender sobre arte, ser uma pessoa que tenha curiosidade de testar novos estilos visuais, é o lado das pessoas autenticas, não-linear, subjetivo, utiliza o conhecimento de maneira livre, múltipla, holística e divergente.
Jás os programadores são pessoas que pensam com o lado esquerdo do cérebro. Eles tem o raciocinio lógico, seguro, se situam mais no tempo/espaço. Por terem tarefas como resolver problemas na hora de programar, eles tb tem q estudar bastante, pesquisar novas formas linguagens de programação, conhecer as ferramentas, códigos, saber qual é a melhor forma que ele resolveria um quebra-cabeça, como fazer funcionar. Por ser racional e crítico, o lado esquerdo do cérebro não se aventura a criar, inventar, sonhar. Prefere a segurança do conhecido, do lógico, é linear, objetivo, usa o conhecimento de forma dirigida, seqüencial, analítica, convergente.
Lógico que todos nós acessamos uma parte do outro lado do cérebro. Não é pq o lado direito é intuitivo e aventureiro que ele nunca vai se arriscar a ter um pouco do pé no chão. Tb não é por isso que o lado esquerdo que é mais logico, não vai ter soluções criativas para resolver uma questão. Todos acessamos em partes ambos os lados, mas cada um tem um acesso mais focado em uma parte do que a outra.
É como ter duas mãos e só usar uma, ninguém faz isso. A pessoa pode ser destra, ela escreve com a mão direita, mas pode muito bem pegar um copo com a mão esquerda. Aquilo não fica apenas lá de enfeite, tem utilidade, como master e slave no boot. Enquanto o master carrega o sistema operacional, o slave tá la, tem acesso, mas ele não tem o poder de mandar no sistema.
Agora pegue esses dois lados e jogue numa pessoa... ok, virou um gênio? Não... virou um frankstein. O layout não vai ser sair tao bom numa pessoa que tem o lado racional ativado, assim como a programação vai demorar muito mais tempo para pessoas que tem o lado intuitivo como primário.
Ou seja o tempo que uma pessoa sozinha faz para criar e programar, pode ser o mesmo que duas possam fazer, porém a qualidade não será superior em relação a duas pessoas que podem fazer cada serviço de formas isoladas.
Lógico, hoje em dia vimos pessoas com bom senso estético e que programam tb, elas sabem ativar as duas partes do cérebro de forma equilibrada, porém com o tempo elas não vao otimizar mais um lado q o outro, e acabam se limitando. Com o tempo, ganhamos experiência, resolvemos problemas com mais facilidades que anteriormente, adquirimos novas habilidades, mas se centrarmos esse tempo para uma só área, seja design ou seja programação, a qualidade para uma dessas áreas vai estar cada vez mais ativa, e com isso a empresa vai ganhar um excelente profissional que saiba fazer a sua proposta de maneira bem feita.
Para um designer de web é importante ter noções de programação, até para ele saber o que é possivel ou não numa criação, para ajudar o programador a trabalhar melhor no layout, para ajudar na arquitetura das informações, assim como para um programador, é importante ter noções de design, para ajuda-lo a otimizar a construção do layout, e deixa-lo perfeitamente igual ao que foi enviado ao cliente, sem ignorar os espaçamentos do layout ou as formatações de texto, entre outras coisas. E assim cada um ativa um pouco do lado oposto do cérebro, sem ter q se desdobrar em dois.
Por diversas vezes eu já me sentei na frente do computador disposta a programar, peguei tutoriais, quebrei a cabeça, aprendi um pouco, e vou te falar, isso não me atraiu nenhum pouquinho, não me deu prazer, não me senti satisfeita em fazer isso, então pq iria me meter as caras de ser uma faz tudo, sendo que eu sei q se fosse uma seria completa, mas limitada e infeliz?
Com tantos bons profissionais no mercado, não seria melhor pegar um de cada e ter a chance de fazer com que seu negócio desse muito mais certo se fosse focado diretamente em cada área?
O mundo talvez seria perfeito se todos fossem ótimos em tudo, mas realmente não da para ser médico e engenheiro ao mesmo tempo, não da para levantar um prédio sozinho e depois decora-lo, não dá para cozinhar e construir fogões, assim como não da para ter o pé no chão e ter a mente livre ao mesmo tempo. Realmente eu acho, cada macaco no seu galho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário