design versus música

A música veio na minha vida como uma das primeiras minhas paixões, e depois veio o design. Desde pequena eu visualizava clipes com as músicas que eu mais gostava. Imaginava um cenário, pessoas que participariam, criava na minha mente o figurino, a direção de fotografia, era tudo muito detalhado, raramente eu participava desses "clipes" imaginários, mas sempre deixava a imaginação rolar solta qdo eu ouvia as músicas que eu me apaixonava.
Lógico, depois a gente vai crescendo e vai deixando de lado essa imaginação achando q tudo não passa de um besteira infantil. Realmente, hj eu não consigo mais visualizar clipes da mesma forma q fazia qdo era pirralha, mas nos meus trabalhos pessoais eu tento visualizar esses "clipes" em um layout.

Raramente esses layouts irão se tornar algo comercial, pois eles foram feitos através do meu estilo musical, o que não é muito comercial. É como pegar um estilo musical, por exemplo a musica pop, que é feito para as grandes massas. Eu acredito que os design comercial de hoje em dia é como um clipe de musica pop. Vc junta elementos que são clichês e junta a formula que sempre deu sucesso e pronto, saiu do forno algo para ser consumido para a grande massa.
Mas qdo eu faço um projeto pessoal, eu tento colocar mais o que eu sou nele, as minhas influências musicais. É como se pegasse o lado sujo do punk, e o lado sombrio do gótico, um pouco de influência industrial, e traçar na tela em branco esses estilos musicais que eu sempre amei e colocar essa rebeldia misturada com clima mais etéreo, misterioso, dark e sujo.
Sei que não será consumido, mas foi feito 100% vindo do meu eu(nao que eu seja dark ou suja!rs, digamos assim).

Nesses anos de trabalho, já me deparei com o layout pagodão ou o sertanejo, estilo musical que machuca meus ouvidos a ponto de sangrar, mas não é por isso que eu o desprezei, lógico, doeu, mas sou mulher, vim com uma carga maior para suportar a dor, apesar de se um dia tiver q parir, meu deus, me dê uma anestesia! No layout pagode eu finjo simplesmente q estou ouvindo outra musica, ou como sempre disse, tenho o ouvido seletivo, só escuto o que quero, o que nao me importa eu simplesmente bloqueio, simplesmente imagino que estou no inferno e abraço o capeta ou finjo que estou ouvindo Nine inch nails em Olinda! rs

Mas depois de tantos anos trabalhando com design, hoje em dia, tenho sorte que só tenho pegado o bom rock'n'roll para construir meus layouts. Tenho sorte em dizer que se peguei um trabalho punk, é no melhor sentido da palavra.

Acho q o design pode ser musical, sem ser logico com musica de fundo; coisa que até hoje eu não entendo pq colocar musica em sites até pq ninguém é obrigado a ouvir o que você gosta - leia-se tb lojas de departamentos, supermercados, consultorios médicos e elevador. Mas eu acredito que um layout é musical pelo fato de sua personalidade, pela força que ele pode passar, assim como a música. Você pode ouvir uma musica e ficar agitado, ou triste, ou sair com vontade de abraçar todo mundo de alegrinha q ela pode ser, e com o design vc pode ter essa sensação se você for aberto a ela. Você pode se sentir bem em visualizar aquela criação, ela pode ser intrigante, pode te deixar 5 minuntos inteiros olhando para ela e pensando, ao mesmo tempo, você pode ver algo tão cute, que dá vontade de sair comprando todos os produtos que estão naquela prancha, ou ver algo que te choque, e que te deixe como uma sensação estranha após absorver a peça.

Vc pode deparar com ilustrações maravilhosas com um clima super retrô e sentir aquela sensação de ter sido transportado para um passado, que nem pode ser o seu... e sim dos seus pais, e imaginar ele se encaixando perfeitamente com alguma canção que toca nas radios nos programas de retrospectiva musical.

Ou vc pode deparar com linhas, movimento, cores fortes contrastando com um fundo escuro, ou cores escuras num fundo claro, todas dando sensação de movimento, energia, com elementos estourando como uma explosão de shapes e sentir a sensação de que foi feita por alguém ouvindo algum tipo de música eletronica que acompanhou na sua composição com suas batidas.

E assim como tantos outros estilos musicais, dá para sentir os acordes se você analisa-lo com calma.
Talvez meu objetivo em vida ainda seja que meus trabalhos sejam cada vez mais musicais, onde eu possa colocar interamente a minha paixão pela musica nos meus trabalhos, mas eu não sou pop, nunca fui, e agora com 32 anos de idade eu posso dizer q acho q nunca vou ser... já passou a fase da modinha pré/pós adolescente, e ainda continuo com a mesma paixão da mesma época.

Gostaria cada vez mais de ousar como os punks faziam, de colocar sua emoção nas composições como Robert Smith, Peter Murphy faz até hoje em dia, ou me teletransportar para uma tela em branco e a preencher com nevoas e uma atmosfera mais intimista como acontece qdo escuto a voz maravilhosa de Andrew Eldritch - Sister of mercy (sim eu vou no show de novo e dessa vez quero é ficar na grade!), mas isso é limitar a um publico e assim como a musica, o design é segmentado. Então talvez todos os designers tenham que ser mais um david bowie, sempre acompanhando as tendências, sem seguir moda, assinando seus trabalhos com seu toque pessoal, os que os acabam tornando unicos, mas agradando o ouvido de todo mundo, até mesmo quem nunca foi fã de david bowie, duvido que nunca cantou Let's Dance, Ziggy Stardust e heroes...

O importante é deixar a sua marca, o seu estilo, sua assinatura em algum momento do seu trabalho, mesmo q sutilmente, mesmo que seja para ser comercial, que seja com glamour, que tenha um pouco de personalidade.
As vezes eu sinto que qdo meu trabalho não atinge o "comercial demais" e o cliente aprova, surge um sorriso de missao cumprida, e se ele nao aprova surge um sorrisinho de ok, ok, punk rock nao é para todo mundo! rs E viva as diferenças !

:D

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