Pode parecer clichê demais, mas não tem nada de errado em querer se libertar de barreiras, deixar a imaginação fluir, sonhar alto, sentir-se livre, viajar....
Quando escutei essa expressão a primeira vez foi como um soco direto e reto em direção a minha cabeça. Na faculdade, aprendemos regras e mais regras sobre cores, tipologias, formas, simbologia, temos uma espécie de livro de receitas do que pode ser feito ou não no Design.
É como pegar um livro de receitas, se você coloca 3 ovos ao invés de dois talvez a massa não dê liga, e você tenha que jogar fora o seu bolo, mas se todo mundo usasse 2 ovos sempre, todos os bolos seriam iguais, e graças aos gênios que usam 3 ovos e adicionam outro ingrediente na massa, o bolo sai fantastico. Essa pessoas que fogem da regra e inovam se tornam chefes de cozinha, inventam pratos, inovam, testam novos ingredientes, libertam-se do Livro de Receitas.
No Design isso também não é diferente. Temos as regras básicas para não transformar o seu bolo (o layout) em uma borracha, mas são os ingredientes especiais que os tornam extraordinários.
Em 10 anos de profissão já vi clientes solicitarem apenas o feijão com arroz, ou seja, o trabalho mais básico possivel, e outros solicitarem as coisas mais exóticas que podem ser criadas, mas se existe bom senso na hora de condimentar a sua criação, o trabalho seja o mais simples ou o mais extravagante pode ter um resultado magnífico.
A questão do "libertar a sua mente" é estar aberto a estes condimentos. É poder ousar nos trabalhos simples, colocar a cereja no bolo.
Nossa mente é criada com certos padrões de o que é bom ou o que é ruim. Se alguma coisa dá certo com você, está formula usada para chegar a este nível vai se repetir até o resto de sua vida, pois o medo de falhar é maior do que o medo de ousar.
Imagine que você tem vários amigos e por uma situação no dia-a-dia você resolve mudar a sua forma de agir, mas você antes disso pede opinião aos seus amigos. Muitos deles vão dizer "ah, mas eu gosto de você do jeito que você é, você não precisa mudar em nada....", por que existe esse receio em sua mudança? Porque a maioria das pessoas tem certos padrões de aceitar as coisas do jeito que elas são, e uma mudança poderia acarretar em problemas e estas pessoas acreditam que tem o controle sobre você nesse tipo de relacionamento, mas quando você muda, elas acham que não vão poder mais controla-lo.
No Design, publicidade, marketing, etc... também é a mesma coisa. Se você tem uma marca, uma quantidade X de clientes, um perfil do consumidor traçado, mas quer atingir diferentes tipos de consumidores e aumentar a sua clientela, terá que rever novas abordagens, mudança no posicionamento, criar um diferencial, e esse diferencial por muitas vezes não é aceito pelo cliente, pq este acredita que a marca dele é boa dessa forma, e com certeza é, mas para aquele público, e ter outros, é necessário ousar mais, reinventar, libertar-se.
Libertar-se também significa aceitar, deixar de lado, não se estressar, acreditar que as coisas vão dar certo. Se você muda com receio ou muda mas não acredita que as coisas vão dar certo, você não está se libertando, e sim se aprisionando cada vez mais na sua mente. Se você acredita nas mudanças e nas suas escolhas, você está apto para deixar as coisas levar-se ao caminho natural. Não dá para agradar a todos, isso é fato, por isso você tem que ser firme na sua crença. Se você mostrar um trabalho para 20 pessoas, 10 delas podem adorar, 4 acharem bom, 5 odiarem e 1 não ter uma opinião a respeito. E com a marca é a mesma coisa.
Existe um termo taoista que se chama "Wu-wei", a ação pela não-ação, e isso por mais complexo que pareça, é o que eu chamo de liberdade incondicional.
É um conceito intrigante porque ele prega o desapego de resultados, conquistas ou medo de fracassos. No mundo corporativo isso chega a ser bastante complicado, mas se formos analisar melhor, o desejo de sucesso gera apego, que gera ansiedade. A ansiedade é um tipo de excesso, e todo excesso gera um arrependimento, você está apto a libertar-se para se arrepender depois?
Então para mudar é preciso se desprender, e a partir do momento que você se liberta dos padrões e deixa as coisas caminharem no curso natural, a chance do sucesso é maior, pois a vitória começa em você mesmo, e a partir desse momento que ela se dissipa e atinge as outras pessoas.
O que a 4 Design acredita é que quando nos libertamos estamos abertos ao sucesso, pois o medo e o sucesso trilham diferentes caminhos. Se você quer o feijão com arroz, não tenha medo de levar uma saladinha junto, ou uma sobremesa para adoçar o paladar. :D
Nenhum comentário:
Postar um comentário